Configuração

Apos a instalação concluída algumas configurações deve ser realizadas para que o GLPI possa capturar e-mails em uma caixa de entrada e gerar chamados automaticamente, configurações para que ao realizar tratativas no chamado aberto o solicitante seja notificado e editar o crontab do sistema operacional para forçar a execução das ações automáticas afim de manter o sistema sempre em operação.

1 - Configuração do Crontab

Como usuário root no linux execute o comando
# contrab -e

Adicione a linha abaixo para que seja executado o arquivo cron.php do glpi a cada 1 minuto
* * * * * php /var/www/glpi/front/cron.php


2 - Configuração das Notificações

2.1 Modelos de Notificação
O GLPI traz modelos de notificações pré-configurados que podem ser modificados conforme necessidade. A notificação referente ao chamado pode ser customizada alterando o item Tickets.

2.2 Notificações
É possível editar quais notificações serão enviadas para os requisitantes.

2.3 Configuração de acompanhamentos por e-mail
Nessa opção é realizado a configuração da conta de e-mail que realizará o envio das notificações.

Notificação por e-mail
Endereço de e-mail do administrador:
suporte.cti.srt@ifsp.edu.br
Nome do administrador:
Suporte CTI IFSP Sertãozinho
Mode de envio de e-mails:
SMTP+SSL

Servidor de E-mail
Verificar Certificado:
Sim
Servidot do SMTP:
smtp.gmail.com
Porta:
465
Login do SMTP:
suporte.cti.srt@ifsp.edu.br
Senha do SMTP: senha do e-mail


3 - Configuração dos Destinatários
Nesta etapa é configurado a conta de e-mail que irá realizar a coleta dos mensagens para abertura e atualização dos chamados.
Clique em adicionar e insira as informações abaixo.

Nome: suporte.cti.srt@ifsp.edu.br
Ativo: Sim
Servidor: imap.gmail.com
Opções de Conexão: IMAP - SSL
Usuário: suporte.cti.srt@ifsp.edu.br
Senha: senha
Adicionar usuários CC como observador: Não
Coletar apenas e-mails não lidos: Sim

Conforme orientação da reitoria, não é possível adicionar um grupo de e-mails dentro de outro grupo de e-mails. Sendo assim, para que o grupo suporte.cti.srt@ifsp.edu.br seja responsável por coletar e enviar mensagens dos também grupos de e-mails cti.srt@ifsp.edu.br e portal.srt@ifsp.edu.br foi necessário a utilização de um e-mail comum do gmail, o cti.srt.ifsp@gmail.com.

Nessa solução o e-mail comum do gmail está adicionado nos grupos cti.srt@ifsp.edu.br e portal.srt@ifsp.edu.br de modo que ele receba os e-mails desses grupos e encaminhe para o suporte.cti.srt@ifsp.edu.br mantendo os remetentes originais. Essa alternativa permite que o GLPI, por meio do suporte.cti.srt capture também as mensagens enviadas para os grupos cti.srt e portal.srt.

teste.jpg

O E-mail comum suporte.cti.srt@gmail.com atua de forma transparente para os requisitante e para a o GLPI. Ele possui 15 GB de espaço, conforme contas comuns da Google, e na data de 24/04/2025 estava com 37% utilizado. Verificar com periodicidade de 1 ano e fazer uma limpeza para que a caixa de mensagem não fique cheia e possíveis problemas ocorram.

As senhas de acesso a esses grupos e e-mail comum estão guardadas no arquivo de senhas.

4 - Administração das Regras
Algumas regras ja vem disponibilizdas por padrão ao instalar o sistema. Dentre elas, a utilizada atualmente é a Regra de Negócios para Chamados.
Nessa regra é possível definir um grupo de usuários que terão acesso aos e-mails coletados por um dos Destinatários configurados. 
A regra CTI encaminha para o grupo CTI todas as mensagens coletadas pelo e-mail suporte.cti.srt@ifsp.edu.br

teste2.jpg

5 - Grupos de Usuários
O Grupo de usuários é configurado para permitir que regras seja aplicadas. No caso de uso da CTI, um grupo de usuários CTI é criado com todos os integrantes do setor. Assim, quando um e-mail é coletado e aberto um chamado, a regra adiciona automaticamente o grupo CTI e todos os seus integrantes passam a ter acesso ao chamado.

Caso o GLPI seja utilizado por mais de um setor, é possível configurar regras para que a coleta de e-mails direcione o chamado para outros Grupos. Como por exemplo, a configuração de um destinatário do Patrimônio, com e-mail cap.srt@ifsp.edu.br, e um grupo CAP, pode receber todos os chamados enviados para o seu destinatário e os demais grupos não teria acesso.

6 - Categorias dos Chamados
Foi criado algumas Categorias de Chamados com a finalidade de mapear os atendimentos realizados na CTI. Dessa forma é possivel extrair relatórios para analise e melhor distribuição de tarefas.