Criando um Questionário em seu curso

11. Criando um Questionário em seu curso

 

Através do Questionário, professores(as) podem desenvolver e configurar diferentes tipos de questões, podendo ser de múltipla escolha, seleção, texto, verdadeiro ou falso, correspondência e diversos outros.

A vantagem dos Questionários é que, após configuradas as perguntas e respostas, o próprio sistema faz a correção automática, podendo fornecer um feedback sobre as respostas dadas e/ou exibir as respostas corretas.

Para inserir um Questionário em seu curso, siga os passos descritos abaixo.

Ao acessar o Moodle Apoio Virtual, será(ão) listado(s) o(s) curso(s) no(s) qual(is) você está inscrito como “Professor” na página inicial, denominada “Painel”.

Para editar um curso, clique sobre o nome do curso (1) que deseja editar e em seguida clique em “Ativar edição” (2), localizado no canto superir direito da página, como mostrado na figura 1.

image-1627046759978.png

Figura 1 - Iniciando a edição de um curso.

 

Para inserir um Questionário, no bloco que delimita o tópico onde se deseja disponibilizar o Questionário, clique em “Adicionar uma atividade ou recurso” (Figura 2).

image-1627046776605.png

Figura 2 - Acessando a opção de inserção de Questionários em um curso.

 

Na janela “pop up” que aparecer, localize no menu lateral esquerdo a opção “Questionário” em “Atividades” e depois clique em “Adicionar”, como ilustrado na figura 3.

image-1627046789780.png

Figura 3 - Seleção da atividade Questionário a ser adicionado ao curso.

Uma nova tela será aberta. Insira o título do Questionário e sua descrição. É possível apresentar o enunciado da atividade nessa descrição e optar por apresentá-la na página do curso (Figura 4).

image-1627046808907.png

Figura 4 – Nomeando e descrevendo o assunto do Questionário.

 

Na seção “Duração”, informe a partir de quando o questionário ficará disponível e quando ele se encerrará para receber as respostas dos participantes. Caso não seja informado este período, o questionário ficará aberto automaticamente (Figura 5). Caso seja escolhido o item “Há um tempo de carência no qual a tentativa pode ser enviada, mas não é possível modificar questões”, a opção “Período de carência de envio” será habilitada para determinar qual o tempo de carência (tempo extra) será aplicado.

image-1627046828771.png

Figura 5 – Configurando a Duração do Questionário: período, limite de tempo para responder e o que acontecerá quando acabar o tempo.

Na seção “Nota” é possível configurar a “Nota para aprovação”, “Tentativas permitidas” e o “Método de avaliação”. Na opção “Nota para aprovação” deverá ser inserida a nota mínima para que o participante seja aprovado. O resultado será aplicado tanto na conclusão da atividade como também no livro de notas do curso. A opção “Tentativas permitidas” determina a quantidade de vezes que o aluno poderá repetir o questionário. A opção “Método de avaliação” determina como deverá ser considerada a nota final quando se tem mais de uma tentativa de resposta ao questionário (Figura 6).

Caso o curso tenha configuração no livro de notas em categorias, a opção “Categoria de Notas” permite escolher uma categoria a qual a atividade está subordinada. A escolha da categoria possui impacto sobre a forma como as notas das atividades serão agregadas com as notas de outras atividades para compor a nota final do curso.

image-1627046862291.png

Figura 6 – Configurando como a nota que será atribuída a atividade Questionário.

 

A seção “Layout” é composta de duas opções: “Nova página” e “Método de navegação”. Em “Nova página” é possível determinar quantas questões serão exibidas antes de uma nova página. Esta opção é útil principalmente para questionários muito extensos, com muitas questões. A opção “Método de navegação” permite definir se os alunos serão obrigados a responder sequencialmente todo o questionário sem poder retornar às páginas anteriores ou se é navegação livre. Caso esta opção não esteja aparecendo, clique em “Mostrar mais...” (Figura 7).

image-1627046876400.png

Figura 7 – Configurando o Layout do Questionário.

 

Na seção “Comportamento da questão” são apresentadas várias opções (Figura 8). A opção “Mistura entre as questões” faz com que questões fechadas, em que o aluno tenha que escolher uma resposta entre várias ou questões de associação, suas opções mudem de posição, evitando assim que os participantes copiem ou “colem” de outros colegas suas respostas.

Na opção “Como se comportam as questões” é possível alterar o comportamento de como as respostas são enviadas. As opções são:

- FEEDBACK ADIADO: os participantes respondem todas as questões e no final submetem o questionário todo respondido. Assim eles somente serão avaliados ou receberão um feedback após a submissão de suas respostas.

- FEEDBACK IMEDIATO: os participantes enviam cada resposta à medida que respondem às questões e assim recebem o feedback. Neste modo, ele não poderá repetir a questão.

- INTERATIVO COM MÚLTIPLAS TENTATIVAS: o aluno não acerta na primeira tentativa, mas tem outra chance para pontuar.

- MODO ADAPTATIVO (SEM PENALIDADES): o participante poderá realizar diversas tentativas em uma mesma questão antes de passar para a questão seguinte. Assim, a questão pode se adaptar de acordo com o que for respondido pelo participante e, ainda, será possível dar dicas antes que ele realize uma nova tentativa.

- FEEDBACK ADIADO COM CBM. O termo CBM vem da sigla Certainly based marking: determina que o participante não irá somente responder a questão, mas indicar o nível de certeza de acerto em relação a resposta marcada ou inserida.

- FEEDBACK IMEDIATO COM CBM: os participantes enviam cada resposta à medida que respondem às questões e, assim, recebem feedback imediato. Neste modo, ele não poderá repetir a questão.

- INTERATIVO COM MÚLTIPLAS TENTATIVAS: o participante não acerta na primeira tentativa, mas tem outra chance para pontuar.

Clicando em “Mostrar mais…” serão listadas mais duas opções:

- Permitir refazer dentro de uma tentativa: depende diretamente do tipo de feedback selecionado. Assim, essa opção ficará disponível apenas para os tipos FEEDBACK IMEDIATO e INTERATIVO COM MÚLTIPLAS TENTATIVAS.

- Cada tentativa se baseia na última: permite que, havendo a possibilidade de inúmeras tentativas, entenderá que a cada nova tentativa, deverá conter o resultado da tentativa anterior. Assim, o questionário é concluído após várias tentativas. Para que o questionário seja apresentado vazio, basta desconsiderar essa opção.

image-1627046899599.png

Figura 8 – Configurando o comportamento da questão.

 

A seção “Opções de Revisão” (Figura 9) permite controlar as informações que os participantes poderão visualizar ao revisar uma tentativa. São disponibilizadas as seguintes opções:

- Durante a tentativa: geralmente é mais prático com o uso do feedback INTERATIVO COM MÚLTIPLAS TENTATIVAS que exibirá o feedback durante a tentativa;

- Após a tentativa: aplicado aos dois primeiros minutos após clicar no botão “Enviar tudo e terminar”;

- Mais tarde, enquanto ainda estiver aberto: aplicado após o envio do questionário e antes de sua data de encerramento;

- Depois do fechamento do questionário: aplicado após a data de encerramento. Se por acaso o questionário não possuir nenhuma data de encerramento, essa revisão jamais acontecerá.

image-1627046917041.png

Figura 9 – Configurando as opções de revisão.

 

Na seção “Aparência” (Figura 10), ao ativar a opção “Mostrar a fotografia do usuário”, o nome do participante e a sua fotografia serão mostrados durante a tentativa de responder o questionário e também na revisão. Assim torna- se mais fácil a identificação do participante que acessou como ele mesmo. É possível definir uma imagem pequena ou grande para a fotografia.

Clicando em “Mostrar mais…”, será exibida uma opção “Casas decimais nas avaliações” que permite selecionar até 5 casas decimais que serão mostrados na classificação de cada tentativa. Essa representação se aplica somente a visualização, não alterando o cálculo das notas.

Também é exibida a opção “Mostrar blocos” durante as tentativas do questionário que apenas habilita a exibição dos blocos laterais configurados para as páginas do Moodle.

image-1627046931991.png

Figura 10 – Configurando a aparência do questionário.

 

A seção “Restrições Extras nas tentativas” (clique em “Mostrar mais…”), exibe opções que controlarão a forma e quem pode acessar o questionário.

A opção “Senha necessária”, embora seu preenchimento seja opcional, fará com que haja restrição de acesso para os alunos. Ou seja, somente os alunos que conheçam a senha poderão responder o questionário. Já a opção “Requer endereço de rede” restringe o acesso da atividade para redes particulares em uma LAN ou IP de Internet. Recomenda-se não alterar essas opções.

Em “Força demora entre a primeira e a segunda tentativas” configura-se um tempo em que o participante deverá aguardar para responder uma segunda tentativa. O intervalo de tempo poderá ser estipulado em semanas, dias, horas, minutos e segundos. Em “Força demora entre tentativas posteriores”, configura-se o tempo em que o participante deverá aguardar para as tentativas subsequentes. Segue os mesmos parâmetros de escolha da opção anterior.

A opção “Segurança no Navegador” irá testar se o participante está utilizando um navegador de Internet com a tecnologia Javascript habilitada e executará o questionário em uma nova janela, também conhecida como Pop-up, em tela cheia (fullscreen) e não permitirá controle de navegação. No caso de haver no questionário questões abertas, por exemplo, o participante ficará bloqueado de utilizar ações de “Copiar e Colar”, por exemplo (Figura 11).

image-1627046949138.png

Figura 11 – Configurando restrições nas tentativas de um questionário.

 

Na seção “Feedback Geral” pode-se configurar o retorno para o participante, que somente ocorre após a conclusão de todas as tentativas do questionário. Em comparação aos outros feedbacks, que são exibidos durante a realização da resposta da questão, no feedback geral, o retorno é dado para todos os participantes e se altera de acordo com a nota final obtida. Esses valores podem ser definidos em porcentagem, números inteiros e decimais.

A configuração dos intervalos deve ser feita a partir das opções que configuram os limites, compostos por dois campos: Limite de Notas (recebe a nota) e Comentários (recebe a mensagem de feedback). Também é possível adicionar novos campos para limite de notas, caso seja necessário (Figura 12).

image-1627046966642.png

Figura 12 – Configurando o feedback geral aos participantes do curso.

 

Ao final, clique em “Salvar e voltar ao curso”.