Incluindo a Barra de Progresso

18. Incluindo a Barra de Progresso

Ao acessar o Moodle Apoio Virtual, será(ão) listado(s) o(s) curso(s) no(s) qual(is) você está inscrito como “Professor” na página inicial, denominada “Painel”.

Para editar um curso, clique sobre o nome do curso (1) que deseja editar e em seguida clique em “Ativar edição” (2), localizado no canto superior direito da página, como mostrado na figura 1.

image-1627051898977.png

Figura 1 - Iniciando a edição de um curso.

Em seguida, role a página para baixo até localizar, no lado esquerdo da página, o bloco denominado “Adicionar um bloco”. Depois, clique em “Adicionar...”, conforme figura 2.

image-1627051915947.png

Figura 2 – Localização do bloco “Adicionar um bloco”.

Ao clicar em “Adicionar”, serão mostradas várias opções. Localize a opção “Barra de Progresso”, como mostrado na figura 3.

image-1627051930650.png

Figura 3 – Localizando a opção “Barra de Progresso”.

Feito isso, o bloco Barra de Progresso será adicionado no lado esquerdo. Role a página para baixo para visualizá-lo. Em seguida, será possível incluir os eventos que se deseja monitorar. Pode-se selecionar individualmente cada atividade ou recurso, através do botão “Selecione as atividades/recursos”, ou adicionar todas as atividades ou recursos, através do botão “Adicione todas as atividades/recursos” (Figura 4). É possível também configurar o bloco Barra de Progresso clicando no ícone de engrenagem e selecionando “Configurar bloco Barra de Progresso”.

image-1627051945183.png

Figura 4 – Localização do bloco “Barra de Progresso” e os botões para adicionar atividades ou recursos a serem monitorados.

Na página seguinte (Figura 5), serão apresentadas as opções de configuração do bloco Barra de Progresso.

Você pode usar diferentes blocos Barra de Progresso para monitorar diferentes conjuntos de atividades ou recursos. Por exemplo, você poderá acompanhar o progresso das tarefas em um bloco e questionários em outro. Por esta razão, você pode substituir o nome padrão e definir um título mais apropriado para cada instância do bloco.

image-1627051957629.png

Figura 5 – Página de configuração do bloco Barra de Progresso.

É possível selecionar o que será monitorado escolhendo entre “Sim” e “Não” no campo “Monitorado”, conforme figura 6.

image-1627051970835.png

Figura 6 – Selecionando o que será monitorado no bloco Barra de Progresso.

Outra configuração interessante é a exibição do bloco Barra de Progresso. Na seção “Onde exibir este bloco”, selecione em que tipo de página será mostrado o bloco e a região da página onde será exibido (Figura 7).

image-1627051984465.png

Figura 7 – Configurando a exibição do bloco Barra de Progresso.

Ao finalizar as configurações, clique em “Salvar mudanças”.

Em seguida, localize novamente o bloco Barra de Progresso na página do curso e clique em “Visão geral dos alunos” para visualizar o progresso dos alunos no curso (Figura 8).

image-1627051999256.png

Figura 8 – Posição do bloco Barra de Progresso na página do curso.

Ao clicar no botão Visão geral dos alunos, você será direcionado para página onde é mostrado o progresso de cada aluno no curso (Figura 9).

image-1627052013697.png

Figura 9 – Visão geral do progresso dos alunos.