Inserindo uma página Wiki atualizado

20. Inserindo uma página Wiki

O módulo de atividade Wiki permite aos participantes adicionar e editar uma coleção de páginas da web. Um Wiki pode ser colaborativo, com todos podendo editá-lo, ou individual, onde cada um tem seu próprio Wiki que só eles podem editar. Um histórico de versões anteriores de cada página do Wiki é mantido, listando as edições feitas por cada participante. Wikis têm muitos usos, tais como:

- Para o grupo: notas, palestra para os membros de uma faculdade, planejar um esquema de trabalho ou de reunião/agenda juntos;

- Para os alunos: compor um livro on-line de forma colaborativa, criação de conteúdo sobre um tema definido pelo seu tutor, narração ou poesia onde cada participante escreve uma linha ou verso;

- Como um diário pessoal para as notas de exame ou revisão (wiki individual).

Para inserir uma página Wiki em seu curso, siga os passos descritos abaixo.

Para editar um curso, clique sobre o nome do curso (1) que deseja editar e em seguida clique em “Ativar edição” (2), localizado no canto superir direito da página, como mostrado na figura 1.

Figura 1 - Iniciando a edição de um curso.

Para inserir uma página Wiki, no bloco que delimita o tópico onde se deseja disponibilizar a página Wiki, clique em “Adicionar uma atividade ou recurso” (Figura 2).

Figura 2 - Acessando a opção de inserção de Wiki em um curso.

Na janela “pop up” que aparecer, localize no menu lateral esquerdo a opção “Wiki” em “Atividades” e depois clique em “Adicionar”, como ilustrado na figura 3.

Figura 3 - Seleção da atividade Wiki a ser adicionado ao curso.

Uma nova tela será aberta. Insira o título da Wiki e sua descrição. É possível apresentar o enunciado da atividade nessa descrição e optar por apresentá-la na página do curso (Figura 4).

Figura 4 – Nomeando e descrevendo o assunto da Wiki.

Em seguida, selecione o “Modo Wiki”. O modo Wiki determina se todo mundo pode editar a wiki - uma wiki colaborativa - ou se todo mundo tem sua própria wiki a qual somente eles podem editar - uma wiki individual. Escolha um nome para sua primeira página. (Figura 5).

Figura 5 – Selecionando o modo Wiki: colaborativa ou individual.

Na seção “Formato” escolha qual formato será usado para editar as páginas Wiki.

- HTML - Editor HTML disponível

- Creole - Uma linguagem de marcação onde uma pequena barra de edição está disponível

- Nwiki - Linguagem de marcação como a Mediawiki usada no módulo Nwiki

Se o formato é forçado (opção marcada), não existe como escolher um formato quando estiver editando uma página wiki (Figura 6).

image-1627052761980.png

Figura 6 – Configurando o formato da Wiki.

Em “Configurações comuns de módulos” é possível deixar a Wiki visível ou oculta. O “Número de identificação do módulo” identifica a atividade para fins de cálculo de avaliação. Se a atividade não estiver inclusa em nenhum cálculo de avaliação então o campo do Número ID pode ser deixado em branco. O Número ID também pode ser definido na página de edição do cálculo das notas no livro de notas, embora ele só possa ser editado na página de atualização da atividade.

A opção “Modalidade grupo” apresenta 3 opções:

- Nenhum grupo - Não há sub-grupos, todos fazem parte de uma grande comunidade;

- Grupos separados - Cada membro de grupo pode ver apenas seu próprio grupo, os outros são invisíveis;

- Grupos visíveis - Cada membro do grupo trabalha no seu próprio grupo, mas pode também ver outros grupos.

O tipo de grupo definido no nível do curso é o padrão para todas as atividades do curso. Cada atividade que suporta grupos pode também definir seu próprio tipo de grupo. Mas se o tipo de grupo é forçado no nível do curso, o tipo de grupo para cada atividade é ignorado.

O agrupamento é uma coleção de grupos dentro de um curso. Se um agrupamento é selecionado, os alunos associados aos grupos desse agrupamento poderão trabalhar juntos (Figura 7).

Figura 7 – Configurações comuns de módulos.

Na seção “Conclusão de atividades no curso” pode ser configurado o “Acompanhamento de conclusão”. Se habilitada, a conclusão de atividade é acompanhada, manual ou automaticamente, sob certas condições. Se desejado, podem ser configuradas múltiplas condições. Nesse caso, a atividade só será considerada concluída quando TODAS as condições forem satisfeitas.

Uma marca próxima ao nome da atividade na página do curso indica que ela foi concluída.

Conclusão esperada em: esta configuração especifica a data em que a atividade está prevista para ser concluída. A data não é mostrada aos alunos e só é exibida no relatório de conclusão da atividade (Figura 8).

Figura 8 – Configurando a Conclusão de atividades no curso.

Ao finalizar, clique em “Salvar e voltar ao curso”.