Editando as Configurações de um Curso

2. Editando as Configurações de um Curso

Para editar um curso, no bloco denominado “Navegação”, localizado ao lado esquerdo da página, clique sobre o nome do curso que deseja editar, como mostrado na figura 1.

image-1626719926665.png

Figura 1 - Iniciando a edição de um curso.

Em seguida, no bloco localizado no lado esquerdo da página, denominado “Administração”, clique sobre “Editar Configurações”, como na figura 2.

image-1626719944052.png

Figura 2 - Acessando a edição de configurações do curso.

Nestá página, você poderá alterar várias configurações de seu curso, sendo as principais:

- Alterar o nome do curso (não recomendado);

- Alterar o formato do curso.

- Alterar o nome do curso: aqui você encontrará a opção de alterar o nome completo e breve do curso. Não é recomendado o nome do curso a fim de manter a organização dos cursos e categorias definidas pelo Diretor de Ensino e o Administrador.

image-1626719957678.png

Figura 3 - Alterando o nome do curso.

- Alterar o formato do curso: Na opção “Formato de curso” basta escolher a opção desejada em “Formato”. Também é possível modificar a quantidade de seções a serem exibidas no curso em “Número de seções”. A quantidade de seções vai variar de curso para curso, podendo ser modificada conforme necessário, adicionando ou removendo seções. O recomendado é o formato “TabTopics format” (Figura 4).

image-1626719976827.png

Figura 4 - Alterando o formato do curso.

Ao escolher a opção de “TabTopics format”, seu curso terá a aparência da figura 5. Note que neste formato, os tópicos de seu curso ficam agrupados em abas, facilitando a navegação pelo curso.

image-1626719994948.png

Figura 5 – Aparência do curso no formato “TabTopics format”.

No formato “Tópicos”, seu curso terá a aparência da figura 6. Neste formato de curso, os tópicos ficam organizados um abaixo do outro, necessitando rolar a página para baixo para poder acessar os tópicos, dificultando a navegação.

image-1626720010892.png

Figura 6 – Aparência do curso no formato “Tópicos”.

No formato “Formato Semanal”, seu curso terá a aparência da figura 7. Neste formato de curso, os tópicos ficam organizados um abaixo do outro, necessitando rolar a página para baixo para poder acessar os tópicos, dificultando a navegação. No entanto, o tópico que estiver ativo na semana fica identificado com uma cor diferente das dos demais tópicos.

image-1626720024920.png

Figura 7 – Aparência do curso no formato “Formato Semanal”.

As demais opções de cofiguração do curso podem permanecer com as configurações que são padrão do Moodle, não sendo recomendado a sua alteração.